Descubra como captar alunos para escola de idiomas

Alguns fatores estão limitando o alcance das escolas de idiomas, mas com a estratégia certa é possível contorná-los.

Antes da virada do milênio poderíamos dizer que a principal preocupação dos proprietários de escolas de idioma era a concorrência pesada.

Com o dólar desvalorizado e a recente “obrigação” de falar inglês que as empresas aplicavam na contratação de funcionários, o cenário era dos mais otimistas possíveis.

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Nas últimas duas décadas, a globalização e o avanço na tecnologia chegaram com os dois pés na porta, escancarando um mar de informações que antes eram propagadas com enorme timidez.

O dólar se recuperou, o real perdeu o oxigênio, mas nada disso impede o brasileiro de viajar, de realizar intercâmbios, de aprender na prática novos idiomas. Assim como não impede ninguém de contar com programas e aplicativos com lições gratuitas, de realizar videoconferências com estrangeiros, ou mesmo de escutar as bandas favoritas cantarolando seus hits em inglês, de jogar um game com incontáveis narrativas.

Ficou mais fácil aprender inglês e outras línguas, já é possível notar isso nas gerações que tomam as salas de aula e, ficará ainda mais fácil com o passar dos anos.

As escolas incluem aulas nos cronogramas, as crianças escutam músicas e assistem desenhos na televisão e na internet, adaptamos o português para encaixar expressões “ianques”, deu para perceber?

Como captar alunos para minha escola de idiomas?

Devemos deixar claro que a condição social das famílias influencia diretamente na questão, já que muitas escolas públicas mal conseguem fazer com que os alunos aprendam nosso idioma materno, nem se fala um complementar. O mesmo vale para a possibilidade de pagar um curso ou não.

Tudo isso somado a um cenário de crise financeira generalizada. Não é apenas o negócio específico das escolas de idiomas que pode não estar de vento em popa, mas qualquer um que já não seja completamente estabelecido. Na verdade, mesmo esses passam por apertos em situações como essa.

Mas a mensagem aqui não é de catástrofe, mas de retomada. Há formas de fazer com que a sua escola de idiomas busque seus potenciais alunos, preparando o terreno para fases mais frutíferas.

Confira aqui uma boa lista com algumas delas, para serem implementadas o quanto antes, não esqueça.

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Aulas gramaticais em frente ao quadro negro devem ficar no passado, na medida do possível. Toda a atenção à gramática, assim como às aulas tradicionais, fazem parte do conteúdo programático, mas apesar disso é perder dinâmica e fluidez nas classes.

Professores bem treinados e atualizados podem oferecer uma vasta gama de atividades, utilizando diversos componentes, digitais ou não. Cabe à escola oferecer toda a estrutura necessária aos docentes.
E não estamos falando apenas de jogos, exercícios lúdicos ou vídeos, mas do formato das aulas.

Algumas escolas de idiomas estão adaptando seus cursos, dividindo as atividades entre as que devem ser acompanhadas presencialmente e os dias em que o conteúdo será transmitido online, facilitando um pouco a vida do aluno.

A ideia aqui é se adaptar ao estilo de vida e às demandas dos consumidores.

Não é todo mundo que consegue separar duas horas por semana para se deslocar à escola, por mais insano que isso possa soar. Mesclar pode ser uma boa saída.

Cursos com especificações também estão entre as tendências. Tem muita gente que pretende absorver, por hora, apenas o essencial para se comunicar na empresa em que trabalha. Cursos voltados à área business, por exemplo, podem atrair muitos desses interessados. Preparação para um intercâmbio? Por que não oferecer aulas voltadas aos que querem abrir um pouco as asas?

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Equipe de Vendas

A equipe comercial é essencial em qualquer setor, também no de educação e idiomas.

É essencial procurar por parcerias com escolas e com o comércio em geral, buscando alternativas inteligentes e criativas de captação de alunos, através de promoções e abatimentos em valores.

Se a sua escola de idiomas já tem algum tempo no ramo, com alguma relevância na cidade, é papel dos vendedores prospectar interessados em abrir franquias, em expandir o negócio, fazendo bom uso da lábia e dos números que podem jogar a seu favor.

Aquela história de ficar ligando para a casa dos outros oferecendo cursos também ficou no passado, hoje em dia o processo é muito mais dinâmico, o que nos leva a outro tópico.

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Presença Digital

Não há empresa que se preze que deixe os canais digitais, de interação imediata com clientes, visitantes e interessados, sucateados e largados.

Todos os processos que permeiam o ambiente virtual devem ser adotados, de preferência, com algum profissional capacitado.

Identidade visual, praticidade no portal oficial, conteúdo de qualidade com boa frequência, interação com o público-alvo, técnicas de SEO devidamente elaboradas, tudo isso conta demais.

Nós até perguntamos para um amigo ou outro sobre os cursos, mas vamos acabar passando pela internet para tirar todas as dúvidas, para ver como é a estrutura do local, se encontramos as informações que faltavam, um pouco de tudo.

Acredite, para quem passa boa parte do dia em computadores, seja a trabalho, lazer ou falta de coisa melhor, cria-se uma percepção muito aguçada de todas as ferramentas e portais disponíveis, mesmo que não sejam profissionais em TI ou design.

Acredite ainda mais nisso aqui: A estrutura de sua escola de idiomas pode ser impecável, se o seu site for semelhante ao que encontrávamos na época do “bug do milênio”, a quantidade de clientes que você acabará perdendo é imensurável.

Avaliações

Falando no que é mensurável ou não, nos lembramos de um pequeno detalhe. Não deixe de identificar as ações feitas desde o momento em que você decidiu agir de forma mais agressiva na captação de alunos.

Interação nas redes, participação de grupos nas mídias, e-mail marketing e técnicas de SEO, vendas, produtos diferentes, tudo deve ser devidamente avaliado, para que você não gaste tempo em ações não muito eficazes na hora de prospectar novos clientes para sua escola de idiomas.

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