Descubra como conseguir alunos para dar aula particular

Ser professor particular requer muita habilidade não apenas nos conhecimentos a serem transmitidos como também nas estratégias de captação de alunos.

Como achar alunos para dar aula particular

Quer conseguir trabalhar como professor particular?
CONSIGA CLIENTES AGORA


Está pensando em se tornar um professor particular, dando aulas de diferentes matérias ou até mesmo ser um professor particular de algum instrumento musical?

Então você está no local certo. Depois de ler este artigo, você vai saber tudo como conseguir se tornar um professor particular desde o primário até o ensino superior.

Como conseguir encontrar alunos, estabelecer a relação de confiança que é esperada, onde é o melhor local para se ministrar as aulas, procedimentos e também as qualidades que um bom professor deve possuir.

Se você tiver seriedade e paciência, certamente terá sucesso. Nossa dica é: jogar-se na aventura de se tornar um coaching escolar.
Este mercado está crescendo de maneira muito acelerada. Os pais atuais já não dispõe de tempo suficiente para a realização das tarefas com seus filhos como antigamente e é neste cenário que os professores particulares acabam se beneficiando. Eles encontram nessa ausência a oportunidade de fazer uma clientela de alunos para dar aulas exclusivas.

Mas não é somente nas aulas de reforço escolar que esses profissionais atuam, já que podem ser professores de desenho, instrumentos, yoga, teatro e muito mais.

Para deixar mais claro vamos descobrir o que é um professor particular mais a seguir.

O que faz um professor particular?

Ao dar aulas particulares, é importantíssimo saber que você está ao mesmo tempo, não só ensinando, como também oferecendo um serviço para alguém.

Ao ter essa noção de “serviço”, você entende que estará à disposição de seus alunos.

Estabelecendo uma relação de confiança com os mesmos, fazendo um bom trabalho e fazendo com que eles consigam progredir o máximo possível dentro da matéria que você for escolher.

A relação de confiança entre você e seus alunos, vai garantir um conhecimento ainda melhor de seus alunos, conseguindo assim que você personalize suas aulas individuais.

E fique tranquilo, pois você não precisa de um diploma específico na matéria que vai lecionar. Em alguns casos, até o diploma de estudante de ensino médio já lhe garante o direito de dar aulas particulares. A única obrigação é ter mais de 14 anos, que é a idade mínima para poder trabalhar em nosso país.

Mas você não pode dar aulas de algo que não tenha ao menos, um ótimo conhecimento, é necessário bom senso. Por isso, seja qual for o assunto, lembre-se que o conhecimento é fundamental para que as pessoas acreditem em seu trabalho e você possa crescer nessa profissão.

E sua experiência vai contar muito neste momento, pois a maioria dos professores particulares, possuem diploma na disciplina que dão suas aulas.

Quer conseguir trabalhar como professor particular?
CONSIGA CLIENTES AGORA
Voltar ao início

Habilidade e experiências

Mas não estamos querendo dizer que, por exemplo, para dar aulas de história você precise necessariamente de um diploma de história. Sua formação não irá impedi-lo de se tornar um professor particular, o que conta é sua experiência e habilidade no que você for escolher.

O diploma somente irá influenciar no momento de sua remuneração, passando maior confiança aos seus alunos, você pode pedir um valor mais alto.

Por isso, sempre que for necessário, convide a pessoa interessada a uma classe particular sem custo para que ela mesma confira sua dinâmica, didática e conhecimentos sobre determinado assunto.

Dar esse tipo de incentivo ajuda e muito no momento de tomar uma decisão. Os alunos se sentem mais seguros e confiáveis que vão conseguir alcançar seus objetivos de estudo. Você talvez perca uma hora cobrada, mas, poderá ganhar muito mais com o mesmo aluno no passar do tempo.

Veja bem, se você cobra 50 reais a hora de aula e oferece a mesma gratuita como teste a um aluno, você pode até achar que perdeu esse dinheiro e que poderia estar investindo esse tempo em outro aluno pago, mas, não se engane!

Esse aluno no mínimo irá estar contigo por 6 meses e pagando 4x mais da quantia (considerando que ele vá ter aulas particulares pelo menos 1 vez por semana). Entendeu?

É muito gratificante, vale a pena de verdade!

Quer conseguir trabalhar como professor particular?
CONSIGA CLIENTES AGORA
Voltar ao início

Como conseguir alunos para dar aula particular

Como achar alunos para dar aula particular?

Agora você já entendeu o que é realmente ser um professor particular, então é chegado o momento de encontrar alunos para dar aulas particulares. Vamos às dicas.

Existem diversos meios onde você poderá encontrar alunos para dar aulas particulares, e um conselho que podemos lhe dar, é aproveitar e explorar cada um deles, para assim, conseguir aumentar suas chances de ter cada vez mais alunos.

Faça uma boa apresentação de seu perfil

Primeiro de tudo, mostre ao cliente o seu lado profissional. Quando o contacte pela primeira vez, descreve muito bem seus estudos e experiência dando aulas. Não é a mesma coisa dar aulas a crianças que aos adultos, por isso terá que orientar sua apresentação segundo a idade de seu aluno/a e a matéria que necessita complementar. Por norma geral, caso se trate de crianças, deverá falar com os seus pais. Tente responder a todas suas perguntas e gerar confiança a eles.

Sugira uma aula experimental gratuíta

Uma vez que escolherem você para dar as aulas, combine com o cliente quando será a primeira aula. Recomendamos que se adapte ao horário do aluno. Não se esqueça também de perguntar o tema específico que ele deseja aprender para preparar as aulas com antecedência.

Prepare as aulas com antecedência

Quando descobrir o tema das aulas, prepare-o para dar as aulas sem dúvida e gerar boa impressão. Dependendo da dificuldade da matéria, terá que subdividir os conceitos. Também recomendamos que prepare exercícios e casos práticos, que poderá para o aluno realizar posteriormente, os famosos "deveres de casa".

Se vai dar aulas particulares às crianças , prepare exercícios didáticos e mais leves, uma vez que necessitam um plus de atenção.

Obtenha feedback depois das aulas com o aluno/a

Depois de cada aula, pergunte ao aluno como foi, as dúvidas que ainda pode ter, etc. Assim para a próxima aula você consiga preparar exercícios focados nas dúvidas do aluno. Ajudar o aluno a superar suas dificuldades faz com que o mesmo consiga melhores resultados, e isso significa, consequentemente, mais aulas, possibilidade que voltem a contactar contigo futuramente e que te recomendem entre seu círculo de amigos, família e conhecidos.

Siga uma metodologia

Cada professor precisa ter uma metodologia para dar aulas, como diz o refrão "Cada professor tem o seu livro". Desta maneira, suas aulas serão mais profissionais.

Mas antes de poder colocar em prática todos estes pontos, terá que conseguir alunos. Para isso, convidamos você a se registrar em Cronoshare.com.br e começar a conseguir alunos para aulas particulares.

Temos alunos para todo tipo de matérias. Como:

  • Ensino fundamental, Ensino médio, Cursinho, Universidade, Concurso público;
  • Finanças, Contabilidade, Matemática, Estatística, História, idiomas, física, química, música...
  • Inglês, francês, espanhol, alemão, chinês, italiano, árabe, etc.
  • Música, piano, violão, canto, etc.
  • Aula online, por Skype, telefone, etc.

Redes sociais

Primeiro você deve pensar em seus amigos próximos, familiares e contar com indicação de seus amigos.

Depois você deverá utilizar as redes sociais como suas grandes aliadas. Como? Criando perfis profissionais, postando mensagens no LinkedIn, Twitter, Facebook e até mesmo no Instagram.

Isso certamente vai aumentar e muito suas chances. E caso você já tenha alguns alunos, é interessante pedir para os mesmos ajudarem nessa divulgação. Pode também pedir para os seus vizinhos, que podem facilmente estar procurando uma pessoa que ajude as crianças com os deveres de casa, as temidas provas bimestrais e de final de ano, recuperação, Enem, vestibular e etc.

Invista também em panfletos impressos dentro do seu próprio bairro, principalmente distribuindo os mesmos em portas de colégios, isso certamente pode aumentar e muito a incidência de alunos que irão lhe procurar para suas aulas particulares.

Classificados

Muitos sites dispõem de espaços para você anunciar aulas particulares. A maioria é grátis e o retorno é positivo.

Vale a pena investir na publicidade de que a primeira aula é grátis como citado anteriormente, para engajar o maior número de interessados possíveis. Lembre-se que esse público pode ser clientes potenciais e é importante tê-los perto de você para logo convencê-lo a ter aulas contigo.

Através dessas dicas, certamente você irá encontrar muitos alunos para suas aulas particulares. Tenha paciência, força de vontade e logo terá uma boa carteira de alunos.

Quer conseguir trabalhar como professor particular?
CONSIGA CLIENTES AGORA
Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Aulas de reforço escolar?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis