Como atrair clientes de fotografia e fazer ações de marketing para fotógrafos

As imagens podem fazer uma parte do trabalho, mas não todo, por isso, fique atento às melhores ações de marketing para fotógrafos ativos no mercado.

Quando planejamos a divulgação de todo o trabalho que foi feito até o momento, seja ele extenso ou apenas alguns cliques aleatórios de início de carreira, logo lembramos do portfólio.

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atrair clientes de fotografia

Fotógrafo e a importância do portfólio

Já era a época que um fotógrafo era realmente necessário para tirar a famosa foto da família. Isso porque hoje em dia quase todas as pessoas andam com suas câmeras fotográficas diariamente de um lado para outro, registrando os mais diversos momentos.

Com a modernidade, as câmeras de tirar foto foram adaptadas ao celular, o que tornou o mundo das fotografias não exclusivo apenas para os profissionais fotógrafos. Além disso, é cada vez mais comum encontrar aplicativos que editam as fotografias deixando-as muito mais profissionais.

Pensando nisso, os fotógrafos de plantão devem fazer verdadeiros milagres para não ficar sem trabalho. Mas como? Através de um bom plano de ação de marketing para fotógrafos! Quer saber mais? Quer garantir sua clientela? Confira o que separamos para você neste post.

Quando planejamos a divulgação de todo o trabalho que foi feito até o momento, seja ele extenso ou apenas alguns cliques aleatórios de início de carreira, logo lembramos do portfólio. É sim a nossa principal arma na hora de conquistar o olhar e o interesse dos clientes, mas não deve ser o único esforço que devemos fazer para atraí-los.

Templates

Antes de entrarmos nos tópicos com as iniciativas que um fotógrafo pode tomar para aumentar sua lista de clientes, devemos nos certificar de montar um portfólio e, consequentemente, um site bem simples, efetivo e elegante, com cores sóbrias, preferencialmente com destaque total para as suas imagens, sem firulas desnecessárias.

Existem muitos sites que disponibilizam templates grátis para fotógrafos que querem armar uma galeria e atrair mais clientes. São sites pré determinados muito fáceis de editar, onde você apenas inclui suas informações, personaliza as cores e letras do site e inclui suas imagens.

Um dos sites mais conhecidos totalmente grátis para incluir suas fotos e armar um portfólio elegante, moderno e profissional é a plataforma Wix.

Confira a grande variedade de templates, clicando aqui. O registro no site é grátis e você pode começar hoje mesmo dando os primeiros retoques em seu portfólio. Essa é sem dúvidas uma das maneiras mais fáceis e profissionais que você tem para armar o primeiro passo da ação de marketing, o portfólio.

Identificação do público objetivo

Começar distribuindo mensagens e cartões sem um nicho de atuação definido pode ser um erro. Não que você deva passar a negar trabalhos, mas para divulgar as suas qualidades e especialidade é mais do que saudável manter-se em um trilho, atingindo de forma mais efetiva aqueles que são, de fato, a sua intenção.

Se você está começando, preste bastante atenção nas necessidades do mercado. Alguns setores estão saturados, como o de casamentos, por exemplo, mas é possível encontrar outros mercados esvaziados. Se tudo der certo, você pode se tornar referência no mercado em algum tempo.

Presença nas redes sociais

A partir daqui, teremos que caprichar um pouco mais na elaboração dos textos e chamadas que faremos ao seu público alvo. Esteja presente em todas elas, adaptando suas fotos e trabalhos de acordo com o formato das imagens e as possibilidades que cada uma te dá.

A linguagem também deve ser medida. No Facebook e no Instagram, por exemplo, não há necessidade de fazer os famosos “textões”, mas frases e convocações para conhecer seu trabalho bem criativas e persuasivas. Não deixe de implementar alguns vídeos bem produzidos, que atraem e proporcionam a dose de credibilidade tão exigida na internet.

Não esqueça de veicular algumas propagandas nos principais canais digitais atuais, como o Facebook Adsense, que através dos algoritmos consegue identificar exatamente quem procurou pelo serviço fotográfico que você pode prestar com eficiência.

Contatos

É o pai de todas as ações de marketing para fotógrafos, aliás, não apenas para fotógrafos, mas para qualquer profissional em qualquer área de atuação. Quando você faz os primeiros trabalhos com capricho, zelo e atenção aos clientes, as indicações passam a ser um caminho sem volta.
Quando isso acontece, começamos a criar uma rede interessante, que tende a sempre crescer.

Se o trabalho for constante, frequente, fica muito mais fácil manter a função e o relacionamento com o cliente. Caso os trabalhos com a mesma pessoa sejam sempre muito espaçados, esporádicos, é importante tentar manter a relação, seja com um convite para um cafezinho, ou mesmo uma troca de mensagens online.

Criação da marca

É o último dos tópicos, mas deve ser providenciado hoje mesmo, se possível. Começar a criar a sua própria identidade, com logotipo, cartões, traços e designs alinhados com o tipo de produto que você oferece. Sua área é a de fotos de esportes? A aparência de seus canais é uma, se for de casamentos e eventos em geral, outra, e assim vai.

Para desligar a câmera e guardar o equipamento, a melhor forma de atrair clientes de fotografia e garantir ótimos cliques é oferecer um serviço impecável e se comportar como um verdadeiro profissional durante todas as etapas do trabalho.

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