Ser cabeleireiro a domicílio: Passos, requisitos e processo

Atualmente, o setor de cabeleireiro evoluiu para diferentes tipos de negócios. Além dos estabelecimentos de cabeleireiro clássicos, foram adicionados negócios de cabeleireiro a domicílio, uma opção rentável para quem não quer enfrentar a abertura de um estabelecimento de cabeleireiro (embora também seja verdade que, dependendo do pessoal e disponibilidade, entre outras razões, há locais que também decidem oferecer os seus serviços a domicílio).

Quer saber como ser cabeleireiro a domicílio? Em Cronoshare nós te contamos.

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Índice

Cabeleireiro a domicílio: tudo o que você precisa saber


O que é preciso para ser cabeleireira ou barbeiro? Abaixo, oferecemos-lhe uma série de recomendações. Nossa intenção é ajudá-lo a iniciar seu negócio de cabeleireiro em casa.

Como ser cabeleireiro ou cabeleireira: Tenha a formação necessária


Para ser um cabeleireiro profissional é importante que escolha bem uma licenciatura de acordo com o que pretende ser no futuro. Nas escolas de cabeleireiro pode encontrar grandes ofertas de formação com qualificações como os Ciclos de Formação de Ensino Médio e Superior.

Por exemplo, você pode fazer um curso de nível intermediário de Cabeleireiro, mas também pode optar por fazer um curso técnico superior. Além disso, existem muitas escolas em todo Brasil onde você pode acessar outros cursos de cabeleireiro e beleza.

Os estudos de cabeleireiro podem levar 2 anos para obter a qualificação auxiliar ou 4 anos para ser um técnico especializado.. Contudo há também diversos cursos técnicos livre como no Senac onde existe cursos profissionalizantes de 400 horas.

Conhecer e ter em conta as diferentes associações relacionadas com o seu setor profissional também pode ser de grande ajuda na hora de abrir um salão de cabeleireiro. Como já indicamos, eles são muito úteis para mantê-lo atualizado sobre notícias e eventos, e também podem oferecer outros tipos de ajuda.

Perfil profissional


Um cabelo deve ter as seguintes características:
  • Deve ser gentil e educado.
  • É importante que você tenha a capacidade de falar com os clientes.
  • É bom que você desenvolva velocidade e precisão em seu trabalho.
  • Você também deve possuir habilidades visuais de cores e formas.
  • Você deve estar atualizado com as novas tendências, produtos, técnicas e métodos.
  • É vital mostrar uma imagem limpa e organizada.
  • E por último, você precisa estar em forma o suficiente para durar o dia todo.

Torne-se um cabeleireiro autônomo a domicílio (registre-se como autônomo)


Apesar de não ter instalações próprias, é necessário que trabalhe legalmente e declarado. Seus clientes se sentirão mais seguros ao verificar se tudo está em ordem, principalmente se ocorrer um problema ou incidente durante o dia de trabalho.

Ser autônomo aumentará suas despesas mensais, mas com certeza você obterá mais lucratividade conquistando a confiança de mais clientes. Além disso, lembre-se que você não vai pagar o aluguel de um local, nem a água e a eletricidade, então suas despesas não serão tão altas no final do mês.

Hoje em dia, muitos dos alunos recém-licenciados optam por montar o seu próprio salão de cabeleireiro ou iniciar a sua actividade profissional por conta própria.

Você terá de mudar seu registro para profissional autônomo para contabilizar devidamente no INSS fazendo cadastro de contribuinte (CCM) nos órgãos locais.

Por outro lado, têm a obrigação de registar como independentes todas as pessoas singulares que habitualmente, pessoalmente, diretamente, por conta própria e fora do âmbito da gestão e organização de outra pessoa, uma atividade económica ou atividade profissional com fins lucrativos, independentemente de fornecerem ou não emprego a trabalhadores assalariados.

Em Cronoshare recomendamos tornar-se um cabeleireiro autônomo quando for trabalhar a domicílio sem operar em um estabelecimento físico. Caso contrário, consideramos que é melhor trabalhar num salão permanente ou montar seu próprio salão.

Prepare seu plano de negócios


Decida como será o seu negócio desde o princípio. Estabeleça metas realistas e claras e faça uma tabela com as despesas estimadas. Como resultado dessas despesas, pense no preço que seus serviços custarão.

Se você quer ter uma ideia, pesquise os preços dos seus concorrentes e estabeleça um preço competitivo. Preços muito baixos não gerarão receita suficiente, mas preços muito altos podem fechar as portas para muitos clientes.

Na área de cabeleireiro em casa você pode ter, principalmente, dois tipos de concorrentes:
  • Centros de beleza ou cabeleireiros tradicionais.
  • Outros profissionais de cabeleireiro a domicílio.

ser cabeleireiro a domicílio

Pesquise o mercado e sua concorrência: Vá a feiras e eventos do setor


Além de realizar as pesquisas correspondentes na Internet (sites, redes sociais, blogs, Google Maps, etc.), ir a uma feira do setor de cabeleireiro, beleza e estética não só nos ajuda a investigar as últimas tendências, produtos e fazer possíveis contatos ou encontrar futuros clientes também é uma forma de investigar a concorrência e referências que nos auxiliam na investigação do mercado.

Prepare um SWOT: Estudo de pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades


Se você estabeleceu objetivos realistas e alcançáveis, pesquisou o setor em geral e a concorrência, o próximo passo é traçar um esquema com todos os pontos fracos e fortes (algo intrínseco ao seu negócio) e com as ameaças e oportunidades (isso tem a ver com a situação do mercado ou da sociedade; fatores que influenciam você, mas não dependem diretamente de você).

Por ejemplo:
  • Pontos fracos: Se acabou de montar o seu negócio de cabeleireiro a domicílio, é normal que ainda não tenha uma carteira de clientes ou exemplos suficientes para criar um catálogo e mostrá-lo a futuros clientes. Portanto, você deve considerar transformar esses pontos fracos em pontos fortes.

  • Pontos fortes: Por exemplo, é possível que você ofereça algo de valor, algo diferente que sua concorrência não oferece, por exemplo, uma massagem capilar relaxante independente do serviço que seu cliente escolher; corte, tingimento ou tratamento, entre outros.

  • Ameaças: uma possível crise econômica, uma mudança nos hábitos dos clientes etc.

  • Oportunidades: Vimos um exemplo claro com a atual pandemia que vivemos; Apesar da gravidade do assunto, o setor de cabeleireiro doméstico viu um boom na demanda que continua, independentemente de a situação ter melhorado. Portanto, devido a essa mudança de paradigma, há clientes, seja por necessidade, conforto ou por outro motivo, que decidiram que solicitar um cabeleireiro em casa é muito melhor para eles.

Decida seu público-alvo


É muito importante que você defina seu alvo ou público-alvo. Quem você quer cortar o cabelo? Você pode se especializar em mulheres, homens ou ambos. Você também pode focar em pessoas com mobilidade reduzida e que não podem ir ao cabeleireiro, idosos, crianças...

A última decisão é feita por você, mas pense que quanto mais amplo o seu público-alvo, mais clientes você pode alcançar.
É importante que antes de procurar clientes você decida quem será seu público-alvo.

Adquira o material necessário


Quando você tem seu próprio cabeleireiro deve ter todo o material necessário para atender as necessidades de seus clientes. O mesmo se aplica ao trabalho em casa. Seus clientes esperam que você leve para casa todas as ferramentas necessárias para realizar o trabalho, já que eles não podem fornecê-las.

Se ainda não os tem, terá de comprar secador de cabelo, chapinha, shampoos, cremes condicionadores, laca, tinturas... Tudo isto da gama profissional e especialmente para cabeleireiros.

Agora que você já sabe como montar um cabeleireiro em casa, o próximo passo é começar a receber clientes para impulsionar seu negócio de cabeleireiro a domicílio. Como sabemos que os começos são difíceis, em Cronoshare queremos ajudá-lo. Em apenas alguns minutos você pode se registar sem compromisso na nossa plataforma, para começar a receber pedidos de clientes que procuram profissionais como você, perto de si. É muito simples e barato!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a estar mais perto de montar seu próprio negócio.

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