Descubra como atrair clientes para consultório de psicologia

Ter a mente desmembrada pode parecer assustador para algumas pessoas. Acabar com a desconfiança é uma das formas de atrair pacientes ao seu consultório de psicologia. Aos poucos, mas bem aos poucos mesmo, as pessoas vão entendendo que psicologia é muito mais do que um divã e um momento de desabafo.

Na verdade, estamos passando a perceber que saúde mental é caso seríssimo e, assim como marcamos consultas com médicos para resolver manifestações danosas ao corpo, devemos procurar um consultório de psicologia para tratar de nossos pensamentos.

Descubra como atrair clientes para o seu consultório de psicologia

Ainda existe preconceito nesta área?

Sempre houve um certo preconceito na área por motivos que, se abordados a fundo agora, tomará todo esse nosso humilde espaço. A “frescura” pode ser uma das atribuições dadas à prática por alguém leviano, geralmente baseado na ideia de que antepassados não precisam disso para levar uma vida justa, coisas do tipo. Deixam de lado o simples fato de que a medicina evoluiu em todos os campos, sem exclusões.

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Une-se essas crenças negativas direcionadas ao tratamento da mente com as dificuldades naturais de se conseguir clientes, seja por uma crise financeira generalizada, pela concorrência pesada e também a complicação que pode ser manter pacientes visitando sua clínica de psicologia por mais do que uma vez.

O assunto é delicado, mas é apenas passando a se interessar por ele e, principalmente, visitando um profissional na área, para que possamos entender aos poucos o que rege o fluxo de nossas ideias, de nossos sentimentos. Levar uma vida independente, inundada de momentos de bem estar, independente dos percalços que ela apresenta, é possível para todos, mesmo os que estão cheios de amarrações no cérebro.

Definição do Público

É o ponto que causa estragos em inúmeros empreendimentos. Sejamos sinceros, quando vemos pela frente um estabelecimento que oferece comida japonesa, massas e doces especializados, a dúvida aparece instantaneamente, não? É difícil presumir que um restaurante consiga se especializar de verdade em diferentes cozinhas, imagine então um psicólogo.
Estamos tratando com a vida das pessoas, com a saúde delas, tornado o receio evidente que muitos pacientes têm em investir uma parte de suas economias em “qualquer um” muito natural e justificável. Não que você não seja inteiramente habilitado para dominar mais de um campo de atuação, o que conta aqui é a forma como as pessoas enxergarão isso.

Por isso, na hora de prospectar pacientes para o seu consultório psiquiátrico, vá fundo na sua especialidade, principalmente se estiver em início de carreira. Com o tempo, bagagem e alguma reputação, fica mais fácil expandir um pouco os braços.

Atue sempre que possível

Se posicionar no campo medicinal também pode ser considerado fundamental. A partir do momento em que você demonstra competência e qualidade para se posicionar sobre assuntos de sua especialidade, fica mais fácil começar a ser visto como alguém de credibilidade.

Escrever no seu próprio site e em blogs diversificados pode ser uma ótima forma de começar, dando alguns passos antes de conquistar seu espaço em revistas e jornais, específicos ou não.

Networking

Sabemos que, apesar de parecer fácil, não é nada simples colocar em prática a boa e velha rede de relacionamentos. Em alguns casos, existe até um certo constrangimento em voltar a conversar com colegas e professores em busca de uma posição no mercado ou de algumas dicas, enfim, pode parecer inconveniente, mas acredite, está muito longe disso.

Aqueles que mostram interesse em algo, que colocam a cara, acabam conseguindo essas colocações ou indicações, sempre foi assim e não mudará tão cedo. Se uma pessoa perde o contato com você, não há como saber o que está fazendo agora, por mais que uma foto ou outra nas redes acabe expondo um pouco.

Crie networking com todos aqueles que podem, de uma maneira ou de outra, contribuir com a sua carreira. Não esqueça que, em algum ponto dela, pode ser você ajudando essa pessoa, basicamente, é assim que funciona o networking.
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Capacitação

Não pare de se atualizar e de aprender. Estamos falando de uma área complexa, que possibilita abordagens diferentes, técnicas alternativas, sem falar na extensa lista de conteúdo teórico que pode ser consumido, apesar de ser um campo de estudo científico recente.

Manter-se atuante e cheio de ideias novas fará com que a confiança não te abandone e, como bem sabemos, é fundamental na prospecção e na manutenção de seus pacientes. Não queremos mantê-los em tratamento até o resto de suas vidas, obviamente, mas que se recuperem por completo, que não abandonem as sessões por falta de convicção no tratamento.

Uma boa preparação é o verdadeiro escopo para uma autoanálise fiel de como você está mantendo o seuconsultório de psicologia e a sua atuação na profissão. Não ignore os sinais, muito menos desista, mas faça uma boa avaliação de como estão indo as coisas até o momento e, se estiverem mal, identifique as problemáticas.

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Marketing Digital

Nosso último tópico é tão importante quanto os outros, com real implicação cotidiana. É possível realizar um verdadeiro projeto de marketing e publicidade na internet, basta algum conhecimento na área e bastante energia para colocá-lo em prática.

A criação de um site bem elaborado, com características congruentes ao de outras iniciativas médicas, simples e limpo o bastante para não afastar ninguém, com conteúdo completo, das descrições aos vídeos, é o primeiro e definitivo passo.


As redes sociais também fazem parte do jogo, mas muita atenção aqui, já que não estamos falando de um restaurante que vende hambúrgueres ou similares. Respeite sempre o código de ética do Conselho Federal de Psicologia, o que não te impede de falar um pouco mais sobre a função e os benefícios da prática, divulgar seus próprios textos ou informações complementares, interagir com os interessados...

Já que vamos atuar na web para captar clientes para a clínica de psicologia, devemos fazê-lo com qualidade indiscutível. Consulte equipes e companhias que oferecem os serviços, já que a intenção é ficar sem tempo para qualquer atividade complementar que não a função pela qual você estudou para praticar.

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