Antônio Neto Santos

É de Uberlândia (Minas Gerais)

Cadastrado desde 25-02-2020

CONTACTAR COM Antônio Neto

Assim é Antônio Neto

Sou doutor em educação (2018) pelo programa de pós-graduação da faculdade de educação (FACED) da universidade federal de Uberlândia (UFU). Possuo mestrado em educação (2006) e graduação em pedagogia. Habilitação: orientação educacional. Ambos realizados na UFU. Atualmente sou pedagogo/orientador educacional da UFU no cargo de técnico em assuntos educacionais, trabalhando com orientação educacional e pedagógica reflexiva com os estudantes universitários. Tenho experiência na área de educação, com ênfase em saberes e práticas educativas, políticas e gestão de educação, atuando principalmente nas seguintes áreas com os respectivos temas: educação superior: didática geral, estágio supervisionando, prática de ensino, formação de professores, gestão e política educacional, educação ambiental, métodos e técnicas de pesquisa, orientação pedagógica e planejamento de estudos. Educação básica: orientação educacional e coordenação pedagógica; ciências: ensino, estudo, pesquisa e projetos de educação ambiental.

Defendi a tese: atitude de estudar como prática social no ambiente universitário: realidade empírica e concreta de graduandos.
Ela criou condições para compreender, afirmar e defender que a falta da orientação reflexiva sobre a realidade universitária pode limitar a autoavaliação do aluno quanto a circunstâncias que afetam negativamente sua vida acadêmica e pessoal. Ela permite perceber, objetiva e subjetivamente, as atitudes estudantis de ser, estar e vivenciar o espaço universitário.

Área de trabalho de Antônio Neto

Aulas: Concurso público | Aulas de técnicas de estudo, revisão e reforço | Universidade

Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40 h.
Outras informações
Técnico em assuntos educacionais/Pedagogo-Orientador Educacional DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO · Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos. · Elaborar e implementar política de assistência estudantil; - Elaborar projetos de extensão; · Realizar trabalhos estatísticos específicos. · elaborar manuais, catálogo e material didático e científico; · Orientar pesquisas acadêmicas; · Utilizar recursos de informática; - Realizar atividades pedagógicas que propiciem a melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes da UFU; · Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

2014 - 2018
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: António Gomes Alves Ferreira).
Título: Atitude de estudar como prática social no ambiente universitário: realidade empírica e concreta de graduandos, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Narciso Laranjeira Telles da Silva.
Coorientador: António Gomes Alves Ferreira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Realidade universitária; Atitude de estudar; Trabalho discente.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.

Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Antônio Neto ainda não tem avaliações. Deixe agora uma avaliação contando a outros clientes como é o seu trabalho Antônio Neto.