Descubra como dar aulas de canto e captar alunos

Quer saber como ser um professor de canto de sucesso?

abrir um consultório de psicologia

A resposta inicial está em principalmente ter didática de ensino e saber como potencializar as habilidades de cada aluno. Mas existe um detalhe que também é crucial.

Quer conseguir alunos para aula de canto?
CONSIGA CLIENTES AGORA


Dica de dar aulas de canto: Como estabelecer valores para suas aulas

Não é nada fácil estabelecer um preço de um serviço. São muitos os aspectos que devem ser levados em consideração e às vezes nem sabemos por onde começar. Dar aulas de violão ou de outros instrumentos musicais são mais comuns e tanto professores como alunos já estão mais acostumados com os preços do mercado, mas não é o caso das aulas de canto.

A primeira dica é conhecer sua concorrência e ver os preços estipulados por ela. Tal conhecimento lhe dará uma margem para que você possa fixar o seu valor, não desmerecendo os dos seus concorrentes e claro, sempre valorizando suas habilidades. É necessário fazê-lo de maneira inteligente, sempre reforçando a qualidade de seu trabalho, mas não se esquecendo também de algumas debilidades que pode ter (isso também é igualmente importante).

Para saber a melhor forma de vender o seu serviço, você deverá partir destes princípios:

  • Ensinar técnica de cantos, principalmente para iniciantes. Através da abordagem de diferentes estilos musicais que podem variar do rock, mpb, bossa nova, blues, jazz, música clássica, gospel, etc.
  • Optar por um valor que não seja abusivo e tampouco tentador demais.
  • Possuir maior adaptação a cada um dos níveis de seus alunos e também em relação a idade dos mesmos.
  • Estipular o local onde as aulas serão dadas (domicílio, local público ou na casa do aluno).

Dica de como dar aulas de canto: Como estipular os seus diferentes público alvo

O professor de canto conta com muitas opções de perfis de alunos. A seguir, informaremos os tipos de alunos que o profissional pode ter:

Aulas em grupo

O professor de canto pode dar aulas para grupos de 4, 6 ou até mesmo 8 alunos. Para o professor as vantagens de trabalhar com grupos são uma aula mais didática e com excelentes benefícios a nível financeiro.

Entretanto, as aulas em grupo não são uma tarefa fácil, já que exigirá do profissional uma habilidade para trabalhar com diferentes deficiências que cada aluno apresentará. O profissional deverá ser capaz de unificar o potencial de cada aluno para conseguir um resultado comum a todos.

Você pode oferecer aulas de canto em grupo de diferentes maneiras e em diferentes locais, mas não podemos deixar de ressaltar que uma das que mais funcionam, são as aulas em escolas regulares.

Você pode encontrar aulas no período extracurricular em escolas particulares, de ensino fundamental principalmente.

Aulas particulares/individuais

As aulas particulares são super indicadas para aqueles alunos que desejam obter um resultado rápido e que desejam receber uma atenção especial às suas necessidades. O professor de canto poderá criar um plano de aulas personalizado, com um cronograma específico, além de utilizar as técnicas mais adequadas para que o objetivo do aluno seja alcançado rapidamente.

Quer conseguir alunos para aula de canto?
CONSIGA CLIENTES AGORA
Voltar ao início

aula de canto

Quanto custa aula de canto por hora?

Valores médios cobrados por professores particulares de canto em diversas cidades brasileiras:

  • São Paulo: 65 reais
  • Rio de Janeiro: 83 reais
  • Belo Horizonte: 58 reais
  • Curitiba: 52 reais
  • Recife: 45 reais
  • Brasília: 60 reais
  • Porto Alegre: 63 reais

Aulas particulares online

Atualmente o formato de aulas via Skype vem se tornando cada vez mais comum. Muitas pessoas podem ficar preocupadas sobre a qualidade da aula. Será que é possível dar uma aula de canto online sem comprometer sua qualidade?

Realmente existe uma certa ruptura nesse sentido. Não é igual uma aula presencial onde o professor poderá avaliar se a respiração do diafragma do aluno está correta, se está conseguindo fazer o movimento adequado da língua, etc. Entretanto, ainda assim é uma alternativa para aquelas pessoas que possuem um tempo limitado e não podem se deslocar até o centro de trabalho do profissional, além de ser uma opção econômica.

Para o professor de canto é uma possibilidade a mais de conseguir obter mais clientes e uma maneira também de aproveitar os horários disponíveis entre uma aula presencial e outra. As aulas de canto online traz flexibilidade de horário e local, além de representar uma renda extra.

Estratégias de captação de aluno: diferentes tipos de ações de marketing


Criar um site

A criação de um site permitirá que você divulgue sua escola de música, suas técnicas, depoimentos de antigos e atuais clientes e consiga desta maneira, aumentar o seu número de alunos.

Através da internet é possível encontrar o seu site oferecendo detalhadamente seu serviço. Mas daí você pergunta, um site não pode custar muito caro? Não exatamente, já que não estamos falando de um site extremamente bem elaborado, estamos falando de um site simples. Não é necessário investir muito tempo e dinheiro. É possível ter bons resultados sem muito esforço.

Desde o domínio, hospedagem e template do seu site, você não terá investido mais do que R$ 20 mensais. Por exemplo, plataformas como WordPress, disponibiliza para o público templates de maneira gratuita, para domínios personalizados.

Presença nas redes sociais

Não tem como fugir da ferramenta que mais gera benefício em curto e médio prazo! As redes sociais, além de garantir resultados sem nenhuma inversão, apenas com o uso de uma boa criatividade, são excelentes e poderosos meios de comunicação.

As redes sociais são fundamentais na divulgação e captação de alunos para aulas de canto. As principais são: Facebook e Instagram. Uma dica bacana para potencializar suas ações através desta ferramenta é postar vídeos mostrando técnicas que você utiliza em suas aulas, alunos cantando diferentes estilos de música e memes com temas relacionados à música, principalmente ao canto. As pessoas adoram ver vídeos e os mais engraçados podem viralizar e fazer com que sua página seja conhecida por muitos internautas e consequentemente, o seu trabalho.

Não se esqueça de utilizar hashtags. Elas farão com que todo conteúdo da sua "marca" seja compilado, além de fazer com que as pessoas participem mais das ações que você criar.

Parcerias

Realizar parcerias com instituições como igrejas, colégios, empresas de organização de casamento, empresas de formatura, escola de música, cursos de teatro, etc. é uma excelente forma de aumentar o seu número de alunos. Estas instituições sempre fazem eventos relacionados à música e este tipo de parceria é uma forma de garantir de maneira mais consistente alunos para dar aulas.

  • Igrejas: as igrejas principalmente evangélicas fazem muitos eventos musicais e valorizam bastante o canto. A música gospel está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, e uma excelente forma de ganhar mais presença no mercado de aulas de canto é o professor dominar técnicas deste estilo musical.
  • Colégio: muitos colégios possuem aulas de música e fazem apresentações para o dia da mãe, do pai, natal, festa junina e outras ocasiões importantes. O professor de canto pode aproveitar estes momentos para ensaiar os alunos e ser contratado pela escola.
  • Empresas de organização de casamento e de formatura: sempre contratam bandas para animar essas ocasiões especiais. Ajude o vocalista do grupo musical a extrair 100% o potencial de voz. Além disso, você pode ser o seu coach vocal e ajudá-lo, através de algumas dicas, a evitar problemas em suas cordas vocais.
Viu só como não é necessário muito investimento ou ideias mirabolantes para poder fazer uma boa divulgação do seu serviço?

A música é uma terapia para muitas pessoas e pode fazer uma mudança radical em suas vidas. Ser um professor de canto é uma missão muito nobre e compensatória.

Quer conseguir alunos para aula de canto?
CONSIGA CLIENTES AGORA
Voltar ao início



Precisa de um orçamento para Aulas de canto?

Receba, até, 4 orçamentos grátis e sem compromisso.

Peça um orçamento grátis