Como criar uma empresa de limpeza

Você já pensou em criar uma empresa de limpeza e iniciar um empreendimento comercial? Neste guia lhe falaremos sobre os principais requisitos para a criação de uma empresa de limpeza no Brasil.

Como em qualquer negócio start-up, você precisará fazer um investimento, assim como conseguir seus primeiros clientes e ter uma visão ampla do setor. Tudo isso lhe permitirá enfrentar os desafios com sucesso.

Índice

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Como montar uma empresa de limpeza


Há duas chaves principais para alcançar uma baixa rentabilidade sustentada para um pequeno investimento em uma empresa de limpeza: especialização e gestão da força de trabalho.

O setor de limpeza é um setor maduro e estabelecido, mas com uma demanda constante e crescente.

Nos últimos anos, os serviços de limpeza têm sido cada vez mais terceirizados dentro de empresas, órgãos públicos e pessoas físicas. Isso tornou uma oportunidade de negócio criar uma empresa de limpeza e atuar neste setor.

O setor de limpeza abrange a limpeza em residências, em lojas, em clínicas e hospitais, em escritórios, em restaurantes e hotéis, em escolas e órgãos públicos, etc. A importância da limpeza industrial, dos serviços de controle de pragas e dos meios de transporte também deve ser destacada.
É um setor em crescimento, com um nível de concorrência médio, e seu futuro está assegurado por duas razões muito básicas: imagem e higiene. Logicamente, todos os espaços de vida precisam ser limpos e higiênicos, e a maioria desses espaços tem janelas, fachadas, monumentos, pisos, estofados, tetos, áreas de jardim...

Em Cronoshare temos empresas de limpeza colaboradoras. Independentemente da localização do seu negócio, recebemos centenas de pedidos de orçamento para empresas de limpeza.

Por exemplo, se um cliente reside em São Paulo, pode solicitar orçamentos de empresas de limpeza em São Paulo e será contactado por até quatro empresas de sua região, sem compromisso.

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Que oportunidades de negócio existem na limpeza


Quando o objetivo é montar um negócio de limpeza, é possível destacar 3 oportunidades muito claras.

Limpezas gerais e multiserviços


Muitas empresas se dedicam à limpeza de residências particulares, estabelecimentos comerciais ou outros tipos de propriedades e instalações que não requerem cuidados especiais.

Por outro lado, é um fato óbvio que cada vez mais empresas estão terceirizando seus serviços de limpeza. Em muitos casos, a limpeza e manutenção da propriedade é centralizada em uma única empresa.

Portanto, a criação de uma empresa de limpeza que também oferece outros serviços pode ser lucrativa, pois significa a possibilidade de ter clientes maiores..

Especialização


Atualmente, a especialização em limpeza é sem dúvida uma exigência básica quando se quer se destacar do resto das empresas. De fato, em muitos casos, quando se quer competir em condições de igualdade com empresas e clientes estabelecidos, a especialização é uma exigência.

Algumas idéias para empresas de limpeza com foco em um nicho de setor podem ser aquelas que visam segmentos de demanda menos maduros: shopping centers, blocos residenciais, casas de repouso, estabelecimentos hoteleiros, etc.

Se você estiver interessado em ampliar o espectro de clientes potenciais, você pode criar uma empresa que requer a utilização de métodos ou máquinas especializadas: empresas agroalimentares, usinas nucleares, centros de saúde, etc. Por exemplo, em Cronoshare temos centenas de pedidos de limpeza de escritórios em São Paulo todos os meses, para que você possa conseguir clientes para iniciar seus negócios.

Uma especialização que também é muito popular é a limpeza de carros. Isso normalmente inclui a limpeza interna e externa do carro com produtos específicos.

Limpezas técnicas


A terceira oportunidade são as empresas multi-serviços em limpeza especiais.
Para se ter uma idéia, a limpeza técnica pode ser focada e especializada em: remoção de pastilha elástica e grafite, limpeza de persianas e cortinas, limpeza de móveis estofados, limpeza de tapetes e carpetes, polimento, polimento com diamantes e polimento de pisos, etc.
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Passos para criar uma empresa de limpeza


Algumas das medidas que você precisará tomar para abrir sua empresa de limpeza são:
  • Escolha um nome ou nome de empresa e registre-o na Junta Comercial.
  • Depositar um certo capital social inicial em uma conta bancária da empresa.
  • Elaboração do contrato social da empresa.
  • Vá a um colégio notarial para assinar a escritura pública de incorporação.
  • Conseguir o CNPJ e inscrever a empresa como MEI.

As etapas ou procedimentos para a criação de uma empresa de limpeza podem variar dependendo da forma legal escolhida em cada caso (Sociedade Limitada, Cooperativa, etc.), por isso é sempre aconselhável consultar um consultor especializado.

Nº de empresas de limpeza no Brasil


Outro aspecto a ser levado em conta antes de abrir uma empresa de limpeza é a situação atual do mercado em relação a este setor. Em dados coletados pelo Sebrae, este é um dos setores que mais cresce atualmente no Brasil, tendo 13 mil empresas em todo o país, empregando mais de 1,6 milhões de trabalhadores.

O mercado de limpeza é altamente aquecido e é formado por 66% das empresas que contam com até 20 funcionários e cerca de 5% possuem quadro funcional com mais de 500 funcionários. De fato, as grandes e médias empresas (isto é, aquelas com mais de 100 funcionários) geralmente representam uma porcentagem muito pequena do número total de empresas de limpeza.
No total, há mais de 13.000 empresas prestando serviços relacionados à limpeza no Brasil, e é um setor que tende a estar em constante crescimento.

Investimento para montar una empresa de limpeza


Ao montar uma empresa de limpeza, não é necessário fazer grandes investimentos para começar a operar. Como começar então? A seguir, vamos indicar alguns valores indicativos para que você possa analisar se tem crédito ou poupança suficientes para criar uma empresa de limpeza.

Como em todas as empresas, você precisará de um certo capital (dinheiro) para montar o negócio, as instalações, os custos iniciais, os móveis, a primeira folha de pagamento, marketing, etc. Este capital pode vir do próprio empresário ou ser distribuído em empréstimos bancários.
Levando tudo isso em consideração, de acordo com nossas estimativas, você terá que fazer um investimento mínimo entre 50.000 e 70.000 reais para criar uma empresa de limpeza.
Investimento inicial
dificultad Media. É necessário um investimento mínimo entre R$ 50.000 e R$ 70.000 para a criação de uma empresa de limpeza.


INVESTIMENTO INICIAL PARA MONTAR UMA EMPRESA DE LIMPEZA

Item Orçamento
Imagem corporativa e despesas de lançamento R$ 6.000
Despesas de formação R$ 20.000
Aluguel 65 m2 R$ 3.000
Outros gastos de abertura* R$ 21.000
Investimento total R$ 50.000

*Móveis, máquinas, utensílios e produtos de limpeza, e equipamentos de TI.

Entretanto, deve-se ter em mente que estes são números aproximados e que pode ser necessário incluir outros custos, tais como o preço da reforma para adequar as instalações ou o fluxo de caixa inicial, que pode chegar a mais de R$ 20.000.

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Plano de negócio para montar uma empresa de limpeza


Aqui está um resumo de um plano de negócios para montar uma empresa de limpeza. Você também pode obter mais informações sobre como iniciar uma empresa de limpeza.

Pessoal


A limpeza é uma atividade de trabalho intensivo, ou seja, você precisará de muito pessoal. Os custos de pessoal representam o desembolso mais importante neste tipo de negócio.

Se você tem funcionários permanentes, é uma despesa que também precisará ser coberta pontualmente todos os meses. O custo total para a empresa com despesas de pessoal será a soma de:
  • Salário bruto dos trabalhadores.
  • O pagamento do percentual ao INSS e ao FGTS(em torno de 37% do salário).
A indústria de limpeza tem margens de lucro estreitas de modo que, de acordo com a média da indústria e dados estatísticos, os salários do pessoal geralmente estão próximos do mínimo estabelecido pelo acordo de negociação coletiva.
O salário para um funcionário de limpeza para um trabalho a tempo integral (44 horas) é entre R$ 1.045 a R$ 1.282 por mês.

Renda


Se o objetivo é ter uma renda recorrente e sustentável, a limpeza de manutenção regular tende a gerar uma renda mais estável ao longo do ano. A limpeza especializada (janelas, tetos, desinfecção, tapetes, etc.) tende a ser mais irregular.

Quais são os preços no setor de limpeza? Os preços de uma empresa de limpeza variam de acordo com:
  • Tipo de serviço de limpeza e cliente: casa, escritórios, escolas, etc.
  • Custos previstos para sua realização (produtos utilizados, mão-de-obra, frequência, viagens, possíveis fornecedores envolvidos, etc.).
  • Competidores diretos.
  • Os próprios elementos diferenciadores de cada empresa.

A coisa inteligente a fazer é combinar limpeza recorrente com limpeza ocasional e alguns serviços complementares capazes de aumentar a renda: tarefas de manutenção, fornecimento de consumíveis, limpeza e manutenção de piscinas, serviços de jardinagem e concierge, venda e instalação de materiais (pisos, cortinas, tapetes...), etc.

Lucratividade


Podemos medir a margem de rentabilidade de uma empresa de limpeza como a relação de lucro antes de juros e impostos sobre as vendas.

Nos primeiros dias do negócio será comum ter prejuízo (como em quase todos os negócios), e a rentabilidade será negativa. À medida que o negócio amadurece e os meses/anos passam, a rentabilidade se estabiliza.
Qual a margem de lucro da limpeza geral? A margem de lucro da limpeza geral está entre 5% e 15% devido à forte concorrência, guerra de preços e flutuações sazonais.
Portanto, a fim de criar uma empresa de limpeza lucrativa, é preferível combinar a limpeza geral com a limpeza técnica especializada, onde há uma margem de lucro maior e menos concorrência.

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Material e equipamento


Para poder prestar serviços de limpeza, é necessário ter:
  • Maquinaria básica: aspiradores de pó, limpadores de tapetes, varredores, lavadores de pisos, lavadores rotativos, lavadores de pressão, etc. Eles podem ser novos, usados ou alugados.
  • Ferramentas de limpeza: equipamentos de esfregar, carrinhos de transporte, panos e esfregões, escovas, esfregões, esfregões e vassouras, guias telescópicas, limpadores de janela, lâminas, discos abrasivos, etc.
  • Produtos de limpeza: removedores de cimento, cristalizadores, ceras, shampoo para tapetes, inseticidas, polidores, limpadores de móveis, descolorantes e amoníaco, detergentes, desengraxantes, removedores de tinta, selantes, antiespumantes, limpadores de metais, limpadores de vidros e limpadores universais, limpadores de banheiros e banheiros, bactericidas, etc.
  • Veículo para viagens (pode ser alugado).
  • Material e equipamento de escritório: computador, conexão à Internet, impressora, linha fixa e telefonia móvel.

Seguros


É importante contratar um seguro de responsabilidade civil ao montar uma empresa de limpeza. Cobre eventuais danos materiais ou profissionais que os trabalhadores da empresa possam causar a terceiros.

Também é recomendado se contratar apólices de multirriscos para cobrir eventuais danos que sua empresa possa sofrer, tais como janelas e/ou letreiros quebrados, danos elétricos a computadores, roubo e/ou roubo, incêndio, etc. Naturalmente, os veículos devem estar segurados.
Este ítem de despesas com seguros representa cerca de R$ 2.000 por ano..

Marketing para empresas de limpeza


Os tempos mudaram. Até recentemente, se você quisesse para conseguir clientes para sua empresa de limpeza bastava colocar um anúncio nas diversas mídias locais: revistas e jornais locais, páginas amarelas, etc. Atualmente, a maioria dos clientes potenciais utiliza a Internet para procurar serviços de limpeza para escritórios, casas, prédios, etc.

Então, eu devia estar procurando clientes na Internet? É claro que você deveria. O marketing digital é muito importante para sua empresa de limpeza e é aconselhável manter parte de seu orçamento para investir neste aspecto.

Em Cronoshare podemos ajudar você a conseguir novos clientes todos os dias através da Internet. É fácil, conveniente e barato. Você pode cadastrar sua empresa de limpeza para começar a receber as consultas dos clientes.

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