A profissão de fotógrafo é uma das mais belas que existe, mas saber captar momentos e capturá-los através da fotografia para torná-los inesquecíveis é um talento que nem todo mundo tem.
Realizar esse trabalho em um estúdio fotográfico faz, sem dúvida, obter resultados profissionais.
Se você é fotógrafo e está pensando em montar seu próprio estúdio fotográfico , neste guia vamos mostrar todos os passos necessários para alcançá-lo. Explicaremos passo a passo como criar um plano de negócios.
Continue lendo se quiser descobrir como montar um estúdio fotográfico.

Todo empreendedor deve desenvolver um plano de negócios. Muitas empresas iniciam sua jornada sem estabelecer objetivos claros, saber qual orçamento possuem, ou sem ter pesquisado o mercado, razão pela qual muitas delas, se não a maioria, não têm um bom começo, e fica muito difícil para elas terem sucesso.
Este é um resumo do plano de negócios para ter um estúdio de fotografia, embora este plano possa ser adaptado dependendo da situação de cada profissional:
O primeiro passo é decidir se você vai montar sua empresa como autônomo ou se prefere abrir uma empresa. Nosso conselho é que você inicie essa jornada como freelancer e, assim que seu estúdio estiver em pleno funcionamento, considere criar uma empresa.
A próxima coisa a considerar é quanto dinheiro você precisa investir. O investimento inicial mínimo depende de fatores como o tipo e localização das instalações e a quantidade de material com que vamos começar. Mesmo assim, há despesas comuns que também devem ser levadas em conta.
As instalações devem situar-se numa zona de grande afluência de pessoas, como centros comerciais ou galerias, ruas comerciais e pedonais... O tamanho dependerá do tipo de estúdio que procuramos e do número de quartos de que necessitamos.
Também é necessário ter o material externo (placas, vitrines, etc.) e o material interno. O mais importante é ter o equipamento e material necessário para poder realizar a atividade fotográfica: câmeras, flashes, tripés, cromas, palcos, holofotes...
Se você quiser revelar as fotos no mesmo local, o preço subirá consideravelmente, já que as máquinas de laboratório podem custar um grande valor tanto em suas contribuições, como em. Se optar pela opção mais barata pode terceirizar este serviço.
O salário médio de um funcionário de fotografia costuma ser de pelo menos R$ 1.300.
O financimento do negócio pode acontecer de três diferentes formas:
Como dissemos no início, não adianta de nada começar um negócio se não tivermos objetivos claros, não soubermos quem é nosso tipo de cliente, nossa concorrência ou como está a situação atual do setor fotográfico.
Mas também devemos nos analisar, determinar que tipo de serviços ou tipo de fotografia vamos oferecer (fotografia de casamentos, batizados, comunhões e outros eventos, fotografia esportiva ou fotografia em geral, etc.), quais são os nossos pontos fortes, ameaças, oportunidades ou fraquezas (análise SWOT), que preço vamos cobrar, onde vamos abrir o nosso estúdio fotográfico e que tipo de técnicas de marketing a implantar para captar clientes para fotógrafos, por exemplo.
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Realizar esse trabalho em um estúdio fotográfico faz, sem dúvida, obter resultados profissionais.
Se você é fotógrafo e está pensando em montar seu próprio estúdio fotográfico , neste guia vamos mostrar todos os passos necessários para alcançá-lo. Explicaremos passo a passo como criar um plano de negócios.
Continue lendo se quiser descobrir como montar um estúdio fotográfico.
Índice

Plano de negócios para abrir um estúdio de fotografia
Todo empreendedor deve desenvolver um plano de negócios. Muitas empresas iniciam sua jornada sem estabelecer objetivos claros, saber qual orçamento possuem, ou sem ter pesquisado o mercado, razão pela qual muitas delas, se não a maioria, não têm um bom começo, e fica muito difícil para elas terem sucesso.
Este é um resumo do plano de negócios para ter um estúdio de fotografia, embora este plano possa ser adaptado dependendo da situação de cada profissional:
1. Investimento mínimo inicial
O primeiro passo é decidir se você vai montar sua empresa como autônomo ou se prefere abrir uma empresa. Nosso conselho é que você inicie essa jornada como freelancer e, assim que seu estúdio estiver em pleno funcionamento, considere criar uma empresa.
A próxima coisa a considerar é quanto dinheiro você precisa investir. O investimento inicial mínimo depende de fatores como o tipo e localização das instalações e a quantidade de material com que vamos começar. Mesmo assim, há despesas comuns que também devem ser levadas em conta.
É importante ter um capital de giro para as despesas que enfrentaremos com segurança: aluguel das instalações, salário dos trabalhadores, água, luz...
2. Despesas de instalações, pessoal e equipamento para estúdio fotográfico profissional
As instalações devem situar-se numa zona de grande afluência de pessoas, como centros comerciais ou galerias, ruas comerciais e pedonais... O tamanho dependerá do tipo de estúdio que procuramos e do número de quartos de que necessitamos.
Se tiver a possibilidade de condicionar a sua própria casa, pode considerar montar o estúdio fotográfico em sua casa e poupar no aluguer do local.
Aconselha-se a sua divisão numa zona de atendimento ao cliente, outra zona fixa (onde serão tiradas as fotografias), um laboratório (com o material necessário à obtenção do produto final) e a sanita.Também é necessário ter o material externo (placas, vitrines, etc.) e o material interno. O mais importante é ter o equipamento e material necessário para poder realizar a atividade fotográfica: câmeras, flashes, tripés, cromas, palcos, holofotes...
Se você quiser revelar as fotos no mesmo local, o preço subirá consideravelmente, já que as máquinas de laboratório podem custar um grande valor tanto em suas contribuições, como em. Se optar pela opção mais barata pode terceirizar este serviço.
No total, os custos das instalações, mobiliário e materiais fotográficos serão de aproximadamente R$ 30.000 (e aumentarão cerca de R$ 15.000 se tivermos que remodelar as instalações da planta do local).
Essas despesas mensais devem ser fixas e serão adicionadas às derivadas das próprias instalações. Precisaremos de pelo menos um funcionário dedicado ao atendimento ao cliente no estúdio, além dos diversos fotógrafos.O salário médio de um funcionário de fotografia costuma ser de pelo menos R$ 1.300.
3. Plano de financiamento
O financimento do negócio pode acontecer de três diferentes formas:
- Fontes Próprias: Recursos próprios do(s) empresário(s) (dinheiro, bens em espécie...)
- Fontes externas: Financiamento de terceiros fora da empresa. Opções como o financiamento bancário (créditos, empréstimos...), o financiamento de outros tipos de empresas, sociedades de garantia mútua, entidades de capital de risco...
- Apoio ao investimento: Subsídios e subsídios concedidos por instituições e Administrações Públicas.
4.Analise o setor do seu próprio negócio: a viabilidade do projeto
Como dissemos no início, não adianta de nada começar um negócio se não tivermos objetivos claros, não soubermos quem é nosso tipo de cliente, nossa concorrência ou como está a situação atual do setor fotográfico.
Mas também devemos nos analisar, determinar que tipo de serviços ou tipo de fotografia vamos oferecer (fotografia de casamentos, batizados, comunhões e outros eventos, fotografia esportiva ou fotografia em geral, etc.), quais são os nossos pontos fortes, ameaças, oportunidades ou fraquezas (análise SWOT), que preço vamos cobrar, onde vamos abrir o nosso estúdio fotográfico e que tipo de técnicas de marketing a implantar para captar clientes para fotógrafos, por exemplo.
Não se esqueça que é muito importante conhecer e saber como preparar um orçamento de fotografia.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você e boa sorte com seu próximo projeto.Voltar ao início
Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Fotógrafos?
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