Você tem um negócio ou empresa de jardinagem ou é jardineiro autônomo? Não sabe como conseguir mais clientes? Na Cronoshare, queremos oferecer alguns conselhos sobre como conseguir clientes para jardinagem sem ter que investir muito em publicidade.

No setor de jardinagem geralmente há muitos concorrentes, então conseguir clientes pode ser difícil. Continue lendo para descobrir como conseguir mais clientes de jardinagem.
A primeira coisa a fazer para conseguir clientes para uma empresa de jardinagem é definir a área geográfica na qual você vai trabalhar.
Se você tentar cobrir uma área geográfica muito grande, talvez não consiga executar seus serviços com eficiência.
Para começar, você deve decidir quais clientes deseja atingir, pois diferentes ações terão que ser realizadas para cada tipo de cliente.
Nesse sentido, é importante conhecer os diferentes tipos de clientes que existem na jardinagem para adequar seus serviços e ter a oportunidade de vender mais que a concorrência.
Esses tipos de clientes costumam solicitar serviços relacionados ao projeto, construção ou manutenção de jardins. Às vezes, também para replantar o jardim de sua residência habitual, ou sua segunda residência. Também podem solicitar serviços de jardinagem interior.
Em relação aos serviços mais solicitados pelos particulares, podemos destacar as seguintes tarefas:
Os clientes de jardinagem coletiva mais comuns são conjuntos habitacionais, comunidades de vizinhos ou proprietários, centros comerciais, escolas, residências, etc.
Normalmente solicitam serviços de manutenção contínua, pelo que nestes casos são habitualmente celebrados contratos de serviço.
Assim como os clientes coletivos, os clientes de jardinagem formados por clubes esportivos exigem serviços de manutenção contínua. Nesses casos, também são feitos contratos garantindo um alto nível de faturamento.
Para este tipo de cliente, podemos destacar o serviço de corte de grama (ver preço de cortar a grama de condomínios), já que a maioria das comunidades de bairro com piscinas ou jardins próprios possuem espaços verdes que devem ser mantidos.
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Nesse tipo de evento você encontrará fornecedores e profissionais do setor, então pode ser uma boa ideia participar, pois você poderá estabelecer possíveis colaborações ou alianças..
Outra vantagem de ir a feiras profissionais é que você estará por dentro das novidades sobre jardinagem e paisagismo.
Algumas das feiras de jardinagem mais importantes da Espanha são:
Além disso, uma recomendação que damos em Cronoshare é valorizar a adesão às diversas associações do setor de jardinagem que existem. Um dos mais importantes é o Associação Nacional de Paisagismo (ANP).
Saber se diferenciar é um fator importante para conseguir clientes de paisagismo.
Normalmente no setor de jardinagem todas as empresas oferecem serviços semelhantes; É por isso que é lógico pensar que o cliente irá para o preço mais baixo. No entanto, se você está apenas começando neste setor ou se está considerando diretamente montar uma empresa de jardinagem, a escolha de uma especialidade pode definir a rentabilidade do negócio.
Para oferecer um melhor serviço e poder se diferenciar dos demais concorrentes, recomendamos a realização de entrevistas com os clientes. Com essas entrevistas você pode descobrir exatamente os gostos e opiniões de cada cliente.
Quando o serviço estiver concluído, recomendamos marcar outra entrevista com o cliente para saber sua opinião sobre o serviço e ver como ele pode ser melhorado.
As empresas especializadas na decoração de jardins ou terraços podem sentir falta de temas que pertençam ao campo da jardinagem. Portanto, uma boa maneira de se diferenciar para obter clientes de jardinagem pode ser oferecer serviços de jardinagem e design de jardins juntos.

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Como indicamos anteriormente, os clientes de jardinagem (tanto grupos como individuais), geralmente procuram serviços de jardinagem que também oferecem manutenção.
Portanto, ao oferecer seu serviço de jardinagem, informe ao cliente que você também está disposto a oferecer serviços regulares de manutenção para garantir que seu jardim não se deteriore.
Depois de terminar o serviço de jardinagem, o atendimento ao cliente começará.
Se o cliente tiver problemas após a execução do serviço, você deve estar totalmente disponível para ajudá-lo a corrigi-los.
Se há algo essencial para conseguir clientes de jardinagem, é um trabalho bem feito. Se o serviço oferecido ao cliente for de muito boa qualidade e a um bom preço, este cliente irá recomendar o seu serviço.
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Para divulgar um negócio, também é preciso desenvolver uma estratégia de marketing que permita que a informação chegue a um maior número de potenciais clientes. Aqui estão algumas ações que você pode tomar em seu negócio de paisagismo.
Para divulgar seus serviços e conquistar clientes para jardinagem, é preciso investir em publicidade. Grande parte da publicidade deve ser em formato físico, pois geralmente é muito eficaz para os clientes que você pretende atingir.
Nos folhetos se devem incluir os serviços que oferece, os preços e os detalhes de contato. Se você tem um blog ou um site, você também deve indicar isso na publicidade.
Outra estratégia de publicidade para atrair mais clientes pode ser a criação de parcerias com lojas de jardinagem. Olhe ao redor da área em que você opera para ver se há pequenas lojas de jardinagem ou decoração.
Muitos clientes em potencial vão para esse tipo de negócio. Você pode chegar a acordos com as lojas para que eles recomendem você aos seus clientes ou permitir que você deixe cartões de visita no balcão onde você anuncia seus serviços.
A melhor maneira de conseguir mais clientes de jardinagem é criar um site. Neste canal online você deve mostrar seu serviço como algo novo e inovador.
Também é muito importante estar presente na maioria das redes sociais. Os mais relevantes hoje são Facebook, Instagram, Twitter ou Pinterest, para dar alguns exemplos. Ter um perfil neles serve para alcançar um maior alcance e poder atrair mais clientes de jardinagem.
Outra ferramenta que você pode usar para desenvolver sua estratégia de marketing online é anunciar no Google Ads.
Por fim, se você está procurando clientes que precisam de um jardineiro, convidamos você a se inscrever em Cronoshare para começar a receber clientes de jardinagem.
Em Cronoshare, apoiamos todas as pequenas empresas autônomas de jardinagem que procuram novos clientes todos os dias para administrar seus negócios.
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Índice
Como conseguir clientes de paisagismo
No setor de jardinagem geralmente há muitos concorrentes, então conseguir clientes pode ser difícil. Continue lendo para descobrir como conseguir mais clientes de jardinagem.
Escolha seu local de atuação
A primeira coisa a fazer para conseguir clientes para uma empresa de jardinagem é definir a área geográfica na qual você vai trabalhar.
Se você tentar cobrir uma área geográfica muito grande, talvez não consiga executar seus serviços com eficiência.
Em muitos casos, é melhor focar em uma determinada área para identificar os principais concorrentes. Dessa forma, você pode se concentrar em algo específico e obter mais clientes para serviços de jardinagem.
Analise o clientes em potencial
Para começar, você deve decidir quais clientes deseja atingir, pois diferentes ações terão que ser realizadas para cada tipo de cliente.
Nesse sentido, é importante conhecer os diferentes tipos de clientes que existem na jardinagem para adequar seus serviços e ter a oportunidade de vender mais que a concorrência.
Particulares
Esses tipos de clientes costumam solicitar serviços relacionados ao projeto, construção ou manutenção de jardins. Às vezes, também para replantar o jardim de sua residência habitual, ou sua segunda residência. Também podem solicitar serviços de jardinagem interior.
Em relação aos serviços mais solicitados pelos particulares, podemos destacar as seguintes tarefas:
- Elaborar orçamentos e oferecer preços para manter um jardim.
- Instalar grama artificial (tabela de preços para instalar grama artificial).
Coletivos
Os clientes de jardinagem coletiva mais comuns são conjuntos habitacionais, comunidades de vizinhos ou proprietários, centros comerciais, escolas, residências, etc.
Normalmente solicitam serviços de manutenção contínua, pelo que nestes casos são habitualmente celebrados contratos de serviço.
Ao decidir constituir uma empresa ou negócio de jardinagem, é aconselhável tentar abrir uma lacuna no mercado para atrair este tipo de cliente, pois permite atingir volumes de faturação muito elevados e garantir rendimento anual.
Clubes esportivos
Assim como os clientes coletivos, os clientes de jardinagem formados por clubes esportivos exigem serviços de manutenção contínua. Nesses casos, também são feitos contratos garantindo um alto nível de faturamento.
Para este tipo de cliente, podemos destacar o serviço de corte de grama (ver preço de cortar a grama de condomínios), já que a maioria das comunidades de bairro com piscinas ou jardins próprios possuem espaços verdes que devem ser mantidos.
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Feiras e congressos
Nesse tipo de evento você encontrará fornecedores e profissionais do setor, então pode ser uma boa ideia participar, pois você poderá estabelecer possíveis colaborações ou alianças..
Outra vantagem de ir a feiras profissionais é que você estará por dentro das novidades sobre jardinagem e paisagismo.
Algumas das feiras de jardinagem mais importantes da Espanha são:
- Hortitec: Organizada por empresários do ramo, esta feira acontece em Holambra no estado de São Paulo.
- Enflor & Garden Fair: Realizada também em Holambra, esta feira foca em floricultura e industria de plantas para pasagismo.
- Expoflora: A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra.
Diferencie-se dos concorrentes
Saber se diferenciar é um fator importante para conseguir clientes de paisagismo.
Normalmente no setor de jardinagem todas as empresas oferecem serviços semelhantes; É por isso que é lógico pensar que o cliente irá para o preço mais baixo. No entanto, se você está apenas começando neste setor ou se está considerando diretamente montar uma empresa de jardinagem, a escolha de uma especialidade pode definir a rentabilidade do negócio.
Se você decidir oferecer o menor preço da região, atrairá muitos clientes. Mas se você quiser manter suas tarifas, terá que melhorar o serviço para que sua qualidade justifique os altos preços.
Entrevistas com clientes
Para oferecer um melhor serviço e poder se diferenciar dos demais concorrentes, recomendamos a realização de entrevistas com os clientes. Com essas entrevistas você pode descobrir exatamente os gostos e opiniões de cada cliente.
Quando o serviço estiver concluído, recomendamos marcar outra entrevista com o cliente para saber sua opinião sobre o serviço e ver como ele pode ser melhorado.
Projeto de jardim
As empresas especializadas na decoração de jardins ou terraços podem sentir falta de temas que pertençam ao campo da jardinagem. Portanto, uma boa maneira de se diferenciar para obter clientes de jardinagem pode ser oferecer serviços de jardinagem e design de jardins juntos.
Se você é paisagista ou tem um estúdio de paisagismo, saiba que encontrar novos clientes também é possível se você adaptar seus serviços.

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Manutenção
Como indicamos anteriormente, os clientes de jardinagem (tanto grupos como individuais), geralmente procuram serviços de jardinagem que também oferecem manutenção.
Portanto, ao oferecer seu serviço de jardinagem, informe ao cliente que você também está disposto a oferecer serviços regulares de manutenção para garantir que seu jardim não se deteriore.
Atendimento ao cliente
Depois de terminar o serviço de jardinagem, o atendimento ao cliente começará.
Se o cliente tiver problemas após a execução do serviço, você deve estar totalmente disponível para ajudá-lo a corrigi-los.
Conseguir recomendações
Se há algo essencial para conseguir clientes de jardinagem, é um trabalho bem feito. Se o serviço oferecido ao cliente for de muito boa qualidade e a um bom preço, este cliente irá recomendar o seu serviço.
As recomendações são a melhor maneira de anunciar uma empresa gratuitamente. Nesse setor, os clientes são muito guiados pelo que as pessoas lhes dizem, portanto, se um amigo recomendar seu serviço, é muito provável que ele o contrate.
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Marketing para empresas de jardinagem e jardineiros
Para divulgar um negócio, também é preciso desenvolver uma estratégia de marketing que permita que a informação chegue a um maior número de potenciais clientes. Aqui estão algumas ações que você pode tomar em seu negócio de paisagismo.
Publicidade física: folhetos, cartões, panfletos
Para divulgar seus serviços e conquistar clientes para jardinagem, é preciso investir em publicidade. Grande parte da publicidade deve ser em formato físico, pois geralmente é muito eficaz para os clientes que você pretende atingir.
Nós de Cronoshare, recomendamos que você anuncie através de folhetos de propaganda ou cartões de visita. Você pode deixá-los em urbanizações ou casas particulares na área onde você vai trabalhar.
Os designs devem ser muito inovadores e criativos, pois esta é outra forma de se diferenciar da concorrência..Nos folhetos se devem incluir os serviços que oferece, os preços e os detalhes de contato. Se você tem um blog ou um site, você também deve indicar isso na publicidade.
Outra estratégia de publicidade para atrair mais clientes pode ser a criação de parcerias com lojas de jardinagem. Olhe ao redor da área em que você opera para ver se há pequenas lojas de jardinagem ou decoração.
Muitos clientes em potencial vão para esse tipo de negócio. Você pode chegar a acordos com as lojas para que eles recomendem você aos seus clientes ou permitir que você deixe cartões de visita no balcão onde você anuncia seus serviços.
Publicidade online e marketing digital
A melhor maneira de conseguir mais clientes de jardinagem é criar um site. Neste canal online você deve mostrar seu serviço como algo novo e inovador.
Também é muito importante estar presente na maioria das redes sociais. Os mais relevantes hoje são Facebook, Instagram, Twitter ou Pinterest, para dar alguns exemplos. Ter um perfil neles serve para alcançar um maior alcance e poder atrair mais clientes de jardinagem.
Por outro lado, no site, no seu blog e nas redes sociais, é conveniente incluir imagens de trabalhos já realizados para mostrar aos potenciais clientes as qualidades dos seus serviços.
Além disso, sempre que um cliente estiver muito satisfeito, você pode pedir que ele deixe um comentário em seu blog, redes sociais ou site. Isso geralmente é outra boa alegação para atrair mais clientes.Outra ferramenta que você pode usar para desenvolver sua estratégia de marketing online é anunciar no Google Ads.
Por fim, se você está procurando clientes que precisam de um jardineiro, convidamos você a se inscrever em Cronoshare para começar a receber clientes de jardinagem.
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Em Cronoshare, apoiamos todas as pequenas empresas autônomas de jardinagem que procuram novos clientes todos os dias para administrar seus negócios.
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Este artigo foi escrito e revisado por:
Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Precisa de um orçamento para Jardineiros?
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