Marketing para clínicas veterinárias: estratégias e dicas

Quando o objetivo é conseguir mais clientes para uma clínica veterinária, é fundamental elaborar uma boa estratégia de marketing. Se você não sabe como fazer ou quais opções você tem, neste artigo oferecemos algumas dicas de marketing para clínicas veterinárias.

Marketing para veterinários

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Índice

Marketing para clínicas veterinárias


Uma das primeiras coisas que você pensa quando decide montar uma clínica veterinária é o tipo de cliente para o qual os serviços da clínica serão direcionados. Mas depois de decidir em quais clientes você está interessado, você precisa pensar em como vai atraí-los e quais ferramentas de marketing você vai usar para fazer assim.

Marketing Online


Tendo em vista que a solicitação de serviços pela internet está se tornando cada vez mais comum, você provavelmente deseja saber mais sobre marketing digital para clínicas veterinárias.

Para começar, uma clínica veterinária deve ter um site, um perfil no Google Maps e perfis em diferentes redes sociais.

Quando uma pessoa procura uma clínica veterinária, o mais comum é perguntar a familiares e amigos, ou fazer uma busca no Google. A partir daí, é necessário chegar à primeira página que aparece no mecanismo de pesquisa. É por isso que seu site deve transmitir confiança e oferecer muitas informações e dicas.
Em Cronoshare você pode encontrar web designers profissionais para te ajudar na criação da página, mas há outros aspectos que você também deve levar em consideração se quiser ter mais possibilidades de atrair novos clientes:
  • Site: O site deve incluir um link ou formulário para solicitar uma consulta, informações de contato (telefone e e-mail), uma página com informações sobre os membros da clínica, uma lista de produtos que podem ser adquiridos ou adquiridos (se a clínica tiver loja ou serviço de tosa, por exemplo), botões de acesso às redes sociais, etc. Por outro lado, é importante que seja responsivo (que possa ser exibido corretamente em celulares e tablets). E além do site da clínica veterinária, é conveniente ter um blog integrado no qual todos os tipos de posts de interesse relacionados a esse negócio são compartilhados. Você também pode criar um perfil no Google Meu Negócio.
  • Marketing de conteúdo: É conveniente preparar uma estratégia de conteúdo que aumente a visibilidade de sua clínica na internet, pois isso ajudará a atrair um maior número de clientes em potencial. Você pode publicar conteúdo relacionado a sintomas de determinadas doenças, informações sobre tratamentos ou serviços, etc. Em qualquer caso, você sempre pode deixá-lo nas mãos de uma agência de marketing digital para ajudá-lo com posicionamento e outros aspectos importantes.
  • Marketing de vídeo: para transmitir com eficácia a qualidade de seus serviços veterinários, um vídeo pode se tornar a melhor ferramenta. Você pode criar desde vídeos corporativos até vídeos informativos sobre saúde animal ou vídeos que mostrem casos de animais de estimação que se recuperaram graças à sua clínica veterinária.
  • E-mail marketing: Como você terá os dados de contato dos clientes, poderá estabelecer uma comunicação mais direta criando esse tipo de campanha, oferecendo a eles informações relevantes.
  • Redes sociais: as redes sociais são uma opção gratuita para atrair clientes. Facebook, Twitter e WhatsApp podem oferecer ótimas oportunidades para entrar em contato com clientes em potencial. Você pode compartilhar fotos de seus pacientes para manter um contato mais próximo com seus donos. Em Cronoshare você pode encontrar community managers para gerenciar suas redes sociais.
  • Anúncios: Para completar a visibilidade é essencial ter campanhas publicitárias no Google e até mesmo no Facebook. Os anúncios fazem com que seu site seja encontrado nas buscas mais diretas e com mais concorrência.

Cronoshare


Com Cronoshare você consegue novos clientes de forma fácil e barata. Fazemos marketing digital para você e atraímos clientes para que sua empresa possa se dedicar ao que faz de melhor: oferecer um serviço de qualidade.

Registre-se em nossa plataforma e você começará a receber ofertas de clientes em sua área. É muito rápido e simples.
Você estará escolhendo uma opção profissional e responsável, e com pouco investimento, você receberá pedidos de potenciais clientes.

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Marketing Offline


O marketing offline é tão necessário quanto o marketing online. Na verdade, você pode aproveitar o conteúdo gerado online e usá-lo em folhetos ou outros tipos de publicidade.

Se você estiver interessado, no Cronoshare você pode encontrar designers gráficos para ajudá-lo com os folhetos.

Você também pode realizar campanhas de mailing ou colaborar com outras empresas próximas para divulgar sua clínica. Você também pode tentar colaborar em programas de rádio locais ou em seções em jornais. .

Marketing para clínicas veterinárias

As 5 melhores estratégias de marketing para clínicas veterinárias


Além de todas as dicas de marketing que acabamos de oferecer, também queremos falar sobre as estratégias que costumam funcionar melhor no caso de clínicas veterinárias.

Social media para veterinárias


Destacamos três redes sociais que são especialmente importantes no planejamento de uma estratégia de mídia social para clínicas veterinárias:
  • No Facebook você pode criar uma página da empresa para postar fotos e vídeos. Isso, juntamente com os links para o site da empresa, criará um maior envolvimento com sua clínica. Claro: você deve interagir diariamente com seus seguidores para sanar possíveis dúvidas e questionamentos. Em relação aos conteúdos a serem publicados, eles podem ser de 3 tipos: histórias reais (entrevistas, testemunhos, etc.), perguntas sobre temas relacionados a animais de estimação para conseguir maior interação entre usuários e anúncios de dados ou dias especiais, como o dia mundial dos cães ou gatos.
  • No Instagram você pode postar as fotos dos bichinhos que passam pela sua clínica e que foram curados de lá. Desta forma, você dará um toque mais pessoal e próximo ao seu serviço.
  • E se você usar o Twitter, poderá replicar todo o conteúdo acima para alcançar outros públicos.

Ofereça uma primeira consulta gratuita


Outra possibilidade de conseguir clientes para a sua clínica veterinária é oferecer um primeiro check-up gratuito. Durante a consulta deve fazer um esforço para que o dono do animal saiba como o seu animal de estimação vai ser tratado, como são as suas instalações, o profissionalismo dos veterinários e auxiliares que o acompanham, a pontualidade nas consultas, etc.

Ofereça este serviço apenas com hora marcada e decida quais animais atender para evitar aproveitadores.
Você também pode lançar outras ofertas, como descontos por recomendações, por exemplo.


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Inicie um serviço de veterinário a domicílio


Claro que a possibilidade de oferecer esse serviço vai depender do investimento em recursos que a clínica possui. De qualquer forma, você pode começar com um veículo alugado com um kit de primeiros socorros para poder cuidar de animais de estimação, fazer curativos, dar vacinas, etc.

Tudo isso pode significar um acréscimos em taxas veterinárias.

Ofereça uma primeira consulta gratuita


O atendimento 24 horas é utilizado para atender a acidentes ou eventos fora do horário normal de funcionamento da clínica veterinária. Pode consistir em ter um número de telefone específico que os clientes possam contatar quando necessário. Se você tem vários veterinários na equipe, pode estabelecer turnos de plantão.
Este serviço é muito valorizado e tende a aumentar a fidelidade. Oferecer aos donos de animais de estimação a tranquilidade de ter um veterinário de confiança para ligar em caso de emergência é um valor adicional que fará com que você ganhe clientes.
Naturalmente, esse tipo de atendimento 24 horas deve ter um maior custo, mas é muito comum e os clientes não ficarão surpresos.

Se especialize em um tipo específico de animais ou em determinados tratamentos


Quando se trata de animais domésticos ou animais de estimação, os mais comuns são gatos, cães, aves, pequenos mamíferos, peixes, répteis e animais exóticos. No entanto, você pode se especializar em um tipo específico de animal de estimação e se tornar uma referência em sua área.

Muito provavelmente, o fato de se tornar uma referência local para um determinado tipo de animal de estimação, faz com que os donos se sintam mais à vontade para ir à sua clínica em comparação com outros centros não especializados. E o mesmo acontece com a especialização nas diferentes especialidades da medicina veterinária.

Comemore eventos especiais

Uma boa maneira de criar confiança e fidelizar o cliente é planejar eventos ou workshops relacionados à saúde ou cuidados com os animais.
Os proprietários poderão vir com seus animais de estimação para obter informações e terão uma boa experiência, aumentando as chances de retornarem quando precisarem.

Esperamos que você tenha achado essas dicas e estratégias de marketing interessantes: agora você sabe como atrair clientes para sua clínica veterinária.

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