Segundo especialistas em fotografia, como o Studio One Fotografia, investir em fotos corporativas profissionais traz inúmeros benefícios a longo prazo, principalmente para empreendedores. Você pode cosneguir aumentar a confiança dos clientes, fortalecer da sua marca e uma presença digital mais sólida. Além disso, estar bem representado visualmente abre portas para novas oportunidades de negócios e parcerias.
Para conseguir isso, é importante cuidar da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, mas também é essencial oferecer uma boa imagem, e é aí que os fotógrafos corporativos entram em cena. Neste guia, mostramos quanto custa a fotografia corporativa .
Índice
Quanto custa um retrato corporativo?
PREÇO DAS SESSÕES DE FOTOGRAFIA CORPORATIVA
Tipo de fotografia | Preço |
---|---|
Fotografia de empresa (equipe e instalações)* | R$ 250 - R$ 980 |
Retratos profissionais | R$ 100 - R$ 300 |
Fotografia de produto | R$ 10/foto - R$ 15/foto |
Fotografia de eventos corporativos** | R$ 250 - R$ 750 |
*Dependendo do número de fotografias ou da duração da sessão, ou fotógrafo.
** Nesse caso, toma-se como referência o número de horas que o profissional gasta para obter as fotos.
A fotografia corporativa é a ferramenta perfeita para capturar a identidade de uma empresa ou negócio. Ele nos permite mostrar o que nos diferencia dos nossos concorrentes e as vantagens que os clientes em potencial poderiam obter ao nos escolher.
Dentro deste tipo de fotografia, podemos distinguir vários aspectos. Por um lado, temos fotografias da empresa, que podem incluir imagens das instalações, trabalhadores e até retratos profissionais. Por outro lado, não podemos esquecer a fotografia de comércio eletrônico (e-Commerce).
Além disso, se organizarmos eventos que queremos dar visibilidade, também poderá ser uma boa ideia contratar um fotógrafo especializado em fotografar eventos corporativos.
Para determinar o preço da fotografia corporativa, é necessário distinguir os diferentes tipos de serviços que ela abrange. Por isso, preparamos a tabela a seguir com alguns exemplos aproximados em relação ao custo de cada tipo de fotografia:
Os preços que indicamos são simplesmente alguns exemplos. Se você deseja descobrir preços mais adequados às suas necessidades, pode pedir preços aos fotógrafos.

Voltar ao topo
Qual o preço de fotografia para as empresas?
Contudo, um serviço de fotografia corporativa pode ter várias vantagens para qualquer empresa. Especificamente, podemos destacar o seguinte:
- A fotografia corporativa agrega valor às empresas, pois nos permite abordar clientes em potencial por meio de uma imagem sólida e mais humana de nossos negócios.
- É um tipo de serviço de fotografia que nos ajuda a reforçar a imagem da nossa marca, facilitando a difusão de produtos e/ou serviços.
- Pode ser aplicado a todos os tipos de empresas (grandes empresas, PME etc.).
- É um passo importante para nos diferenciar dos nossos concorrentes.
Esse tipo de fotografia pode se tornar mais atraente para os clientes em potencial e, por sua vez, pode ajudá-los a se conectar mais rapidamente à nossa marca. De qualquer forma, sempre podemos optar por um estilo mais clássico de fotografia, no qual o fotógrafo simplesmente retrata as instalações e os funcionários sem mais.
No final, os fotógrafos profissionais geralmente disponibilizam para seus clientes vários pacotes com serviços diferentes para se adaptarem a cada situação específica. Portanto, podemos encontrar tudo, desde as sessões fotográficas mais básicas até projetos que incluem o desenvolvimento de um vídeo corporativo.
Voltar ao topo
Quanto custam os retratos corporativos?
Uma imagem vale mais que mil palavras e muito mais no local de trabalho e nos negócios. Ter retratos corporativos de qualidade é sempre positivo para os nossos negócios.
Não estamos falando de um simples ensaio fotográfico. Esse tipo de fotografia pode ter muitas aplicações, pois, além do site da nossa empresa, podemos usá-las como uma foto de perfil em plataformas especializadas e também para renovar nosso currículo.
Obviamente, tudo dependerá do número de fotografias editadas que queremos.
Outro aspecto que pode influenciar o preço tem a ver com o local onde as fotografias são tiradas. Normalmente, quando o fotógrafo precisa viajar, as taxas são mais altas. No entanto, isso dependerá de o profissional ter ou não seu próprio estudo.

Voltar ao topo
Quanto custa fotografar um produto?
Os catálogos de produtos nunca saem de moda: no papel e no formato digital, é um recurso que os clientes podem acessar para descobrir o que lhes é oferecido em cada caso.
Obviamente, ter imagens atraentes de nossos produtos é essencial para capturar o interesse do cliente. Nesse sentido, é mais do que recomendado ter a ajuda de um fotógrafo de comércio eletrônico ou com experiência em fotografia de produtos.
Muitas vezes, esses profissionais estabelecem vários pacotes com preços diferentes, dependendo do número de fotografias que o cliente deseja. Por exemplo, os preços de pacotes que incluem entre 1 e 10 fotografias geralmente têm um preço por foto mais alto do que aqueles que incluem entre 50 e 100 fotografias.
A fotografia de produtos gastronômicos não é a mesma que a fotografia de produtos com modelos, e não custa o mesmo para fotografar um produto com fundo neutro do que outro com fundo especial.
"Segundo dados, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator-chave na decisão de compra. 22% das devoluções de produtos online ocorrem porque o item parece diferente nas fotos e 50% dos compradores online afirmam que imagens grandes e de alta qualidade são mais importantes que descrições. (E-commerce Brasil, 2021)
Voltar ao topo
Descubra o preço da fotografia para eventos corporativos
Os fotógrafos de eventos estão acostumados a participar de congressos, feiras, conferências, cerimônias de premiação e também em inaugurações, festas de empresas, apresentações de produtos, atividades de formação de equipes, etc.O que se pretende alcançar com esse tipo de fotografia é, por um lado, dar visibilidade a esses tipos de eventos para atrair novos participantes no futuro e, por outro, representar e reforçar a imagem das empresas, conectando-as a uma série de certos valores.
PREÇO DE FOTÓGRAFOS PARA EVENTOS CORPORATIVOS
Duração do serviço | Preço |
---|---|
2 horas | R$ 220 - R$ 300 |
4 horas | R$ 250 - R$ 600 |
8 horas | R$ 350 - R$ 910 |
Como você pode ver, a maioria desses profissionais define um preço com base no número de horas que gastará no evento tirando fotos. Em alguns casos, há um limite para fotografias, enquanto em outros não há limite. As horas extras geralmente são predefinidas e normalmente são cobradas separadamente.
A principal vantagem desse tipo de serviço é que ele permitirá obter um grande número de fotografias de qualidade que podemos usar tanto em nosso site, em nosso blog, em nossas redes sociais e também em papel (catálogos, pôsteres, etc.).
Seja como for, a fotografia de eventos corporativos é apenas outro serviço que um especialista em fotografia corporativa pode oferecer a você. Se você tem um projeto mais elaborado em mente ou apenas deseja reforçar sua imagem corporativa, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com um desses profissionais.
Voltar ao topo
Perguntas frequentes sobre fotografia corporativa
Por que a fotografia corporativa profissional é tão importante para empresas e marcas hoje em dia?
Qual a diferença entre retratos profissionais, fotografia de produto e fotografia de eventos corporativos?
Fotografia de produto: Apresenta itens de forma atraente e precisa para venda, destacando características e benefícios, seja em fundo neutro (still) ou ambientado.
Fotografia de eventos corporativos: Registra congressos, feiras, conferências e celebrações da empresa, visando visibilidade e fortalecimento da marca.
Cada tipo exige técnicas e abordagens específicas do fotógrafo.
Como a Inteligência Artificial (IA) está impactando a fotografia corporativa e o mercado?
Quais são os principais fatores que influenciam o custo de um serviço de fotografia corporativa?
- Experiência e reputação do fotógrafo.
- Tipo de serviço (retratos, produtos, eventos).
- Duração da sessão ou evento.
- Quantidade de imagens e entregáveis.
- Localização geográfica.
- Equipamentos e tecnologias utilizadas (drones, 360º).
- Nível de pós-produção e edição das imagens.
É necessário um contrato formal ao contratar um fotógrafo corporativo profissional?
- Escopo do serviço (tipo de fotografia, número de fotos, duração).
- Prazos de entrega e revisões permitidas.
- Valores e formas de pagamento.
- Direitos autorais e licenças de uso.
- Responsabilidades de ambas as partes.
Um contrato claro protege cliente e fotógrafo, evitando mal-entendidos e garantindo alinhamento de expectativas.

Isabella Barbosa
Isabella é Content Manager na Cronoshare. É formada em Jornalismo pela FAPCOM e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Universidade Internacional de Valencia, na Espanha. Além de experiência na área, conta com diversos cursos na área de Conteúdo, Marketing e Hospitalidade. Ver perfil completo.Política editorial de Cronoshare
A política editorial de Cronoshare se baseia na verificação de informações por meio de revisão por equipe e consulta a especialistas em cada área. A equipe editorial é especializada e contribui com seu ponto de vista graças à sua formação em áreas tão diversas como jornalismo, arquitetura, filologia e marketing. Se baseiam em três valores fundamentais: rigor informativo, qualidade de conteúdo e ética. Nossas fontes de informação são diversas, incluindo sites governamentais, associações profissionais, conselhos profissionais e dados, tanto internos quanto externos. Mais informações sobre nosso processo editorial e fontes.
Alguns profissionais destacados

Estúdio Belle Fotografia E Filmagem





Mariano Foto E Vídeo




Cassia Kia


