Cronoshare Academy - Conselhos para profissionais
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Como ser contratado/a pelo cliente
O que você pode fazer para que Cronoshare consiga te ajudar a ter novos trabalhos e clientes? Aqui te mostramos nossos conselhos favoritos para melhorar seu perfil e oportunidades de ser escolhido e contratado/a por nossos clientes:
- Complete seu perfil corretamente
- Consiga avaliações de seus antigos clientes e referências positivas
- Cause uma boa impressão em seu primeiro contato com os clientes
Complete seu perfil
Seu perfil é o primeiro lugar que os clientes visitarão para conhecer mais sobre sua experiência e trabalhos passados. Um perfil completo não apenas ajuda os clientes a te conhecer melhor, mas também dá a oportunidade de conhecer como trabalha, seus orçamentos, avaliações de outros clientes, em resumo: a oportunidade de que o cliente se decida por você em vez de outros profeissionais.
Está preparado/a para completar seu perfil profissional? Entre em sua conta de Cronoshare e siga esses passos:
- Complete onde já trabalhou e sua experiência no setor
- Responda às perguntas relacionadas a sua experiência e/ou negócio
- Adicione fotos de trabalhos
- Pergunte a seus clientes de Cronoshare se eles podem fazer uma avaliação de seu trabalho e publicar na plataforma
- Pergunte a seus clientes de fora da Cronoshare a opinião deles sobre você e sobre o seu negócio
Adicionar uma imagem no perfil
- Insira uma foto sua ou de seu negócio
- Busque colocar uma foto que seja nítida e clara, de um bom tamanho (500x500 px) e com uma boa resolução.
- Se mostra o seu rosto,tente sair sorrindo.
- Se não possui uma foto com estas características, peça a um fotógrafo para tirar algumas fotos profissionais de você.
Escrever o campo Descrição
Os clientes querem ler sobre você. Compartilhe informação que dê confiança aos possíveis clientes
Coisas que os clientes buscam em sua seção "Descrição":
- Experiência: dê alguns exemplos de seus projetos anteriores. Lista de seus anos relevantes no setor, formação, educação, licências, certificados.
- Explique porque trabalha neste setor e o que motiva a seguir nele.
- Revise a ortografía e gramática de seus textos para causar uma boa impressão.
Tente colocar pelo menos 40-50 palavras na descrição.
Peça avaliações/comentários aos seus clientes
Os comentários são um dos maiores e mais importantes fatores que os clientes levam em consideração na hora de decidir se contratará você o ao seu concorrente. Comprovamos que os profissionais que possuem pelo menos 1 avaliação/comentario têm 40% a mais de probabilidades de ser escolhido frente aos que não têm nenhuma avaliação ou comentário. Se você consegue ter mais de cinco avaliações positivas, a probabilidade aumenta até 75% a mais que se não tivesse nenhuma.
Como pode ver, é uma ótima ideia solicitar avaliações aos seus clientes atuais e antigos( igualmente a colegas de trabalho ou colegas de profissão. Você poderá ter mais informações sobre como pedir avaliações a clientes de Cronoshare e clientes fora de Cronoshare.
Para isto, pode enviar este link ao cliente: Como colocar uma avaliação.
- Uma vez terminado o trabalho, envie um e-mail de acompanhamento e agradecimento, aproveitando para lhe pedir uma avaliação em Cronoshare.
Cause uma boa primera impressão ao contactar o cliente
Por norma geral os clientes dão preferência aos profissionais que lhes enviam mensagens bem detalhadas e amigáveis, desta maneira quando você for ligar para o cliente ou lhe enviar um e-mail, você deve conseguir uma boa impressão, do mesmo modo que faria se estivesse pessoalmente falando com ele.
Para fazer isto, o início da primeira conversa seja por e-mail e/ou telefone deve incluir:
- Use o nome dele ou dela quando for dirigir ao mesmo.
- Ponha-se na situação do cliente e mostre interesse em resolver o seu problema.
- Explique os seus preços ou a necessidade de mais informações para dar um bom orçamento.
- Explique como pode ajudar o cliente através de sua experiênciaComo escrever o primeiro e-mail ao cliente
Se vai escrever o primeiro e-mail ao cliente, aconselhamos que o faço o melhor possível. Leia os seguintes conselhos para escrever um e-mail profissional: Como escrever um e-mail a clientes
Seja amável com o cliente e lhe trate como se fosse único
Ser profissional é importante, mas às vezes ser muito formal pode fazer com que o cliente pense que está sendo muito impessoal ou desinteressado sobre seu problema. Trate a cada cliente como se fosse único, mostre interesse em ajudá-lo e contacte com o cliente na data ou tempo que o mesmo informou na solicitação. Respeite a forma de contato inicial. Se informa que deseja apenas contato por e-mail, será por algum motivo.
Preços transparentes
Ter o menor preço não significa que o cliente vá te escolher. Em muitas ocasiões se busca mais um profissional que possa resolver seu problema e lhe ajudar do que um preço mais econômico, mas também é importante que seu orçamento esteja dentro do preços de mercado. Se seus preços são superiores, explique porque e dê razões lógicas de porque você é mais caro do que os demais.
Você pode ter tarifas mais elevadas em função dos serviços que oferece, ao final das contas você é um expert no seu setor. Tente ser transparente e não passe um orçamento oculto.
Quanto mais contatos fizer, maiores serão as possibilidades que terá do cliente aceitar seus serviços. Seja constante, siga nossos conselhos. Em média, os profissionais conseguem um de cada três clientes contatados, o que já é rentável para os profissionais.
Além disso, recomendamos que envie mensagens de acompanhamento para que o cliente saiba que você está interessado/a. Às vezes a perseverância sem ser chato é a menor maneira de que te contratem.